Marcadores

elementar - conjugação de terra, água, fogo e ar

elementar - conjugação de terra, água, fogo e ar
Vale da Utopia

terça-feira, 7 de abril de 2009

"Quem de dentro de si não sai vai morrer sem amar ninguém"

Vi um filme chamado "Vivendo e Aprendendo". O filme é previsível e bonito, mas uma cena em particular me chamou a atenção.Há um encontro entre o viúvo solitário e a médica (que fora sua ex-aluna, mas ele não lembrava dela assim como nunca sabia o nome dos seus alunos). Ele a convidou para jantar. Sentados na mesa do restaurante, ele fala por 45 minutos. DELE, apenas dele e do seu mundo. Ela conta o tempo no relógio. E, quando ela já não aguenta mais a situação, questiona: você sabe quem eu sou, quem são meus pais, de onde venho? Levanta e sai. Ele fica lá com cara de bobo.
Quantas vezes, as pessoas ficam num monólogo sem fim sobre si mesmo: EU EU EU EU... eu faço, eu sou, eu sei , eu fiz, pronome pessoal e possessivo em primeira pessoa; o meu EU e o MEU MUNDO, os MEUS problemas... e a troca não se estabelece. Quantas vezes, por puro egoísmo e egocentrismo alugamos os ouvidos das pessoas com os nossos problemas e quando as pessoas falam delas, ouvimos e deletamos porque afinal de contas não é nada fácil para quem é ou está egocêntrico se colocar no lugar do outro, percebê-lo.

"quem de dentro de si não sai vai morrer sem amar ninguém". Por que é tão difícil para algumas pessoas sairem de dentro de si? Talvez pelo medo de que não sobre mais nada, pelo receio da impotência de perceber que as outras pessoas podem ter problemas bem maiores do que os seus? Não sei a resposta. Cada um deve encontrar a sua para aprender a respeitar. Respeitar a si e aos outros. E respeito a si próprio é também saber dizer não ao descaso dos outros. Saber que tem coisas que a gente não merece e, portanto, não devemos ser condecendentes demais.

A palavra respeito vem do «lat[im] respectus,ūs, "ação de olhar para trás; consideração, respeito, atenção, conta; asilo, acolhida, refúgio"; f[orma] hist[órica] sXIV respeyto, sXV respeito, sXV rrespecto» (Dicionário Eletrônico Houaiss). Respeito quer dizer, entre outras coisas, «ato ou efeito de respeitar(-se)»; «sentimento que leva alguém a tratar outrem ou alguma coisa com grande atenção, profunda deferência; consideração, reverência»; e «estima ou consideração que se demonstra por alguém ou algo».
Considerar ou estimar alguém é colocar-se no lugar do outro, olhar e ver o outro, percebê-lo e acolhê-lo. E acolher é dar asilo ou possibilitar o refúgio quando este se faz necessário.
Respeito não é promessa, é compromisso ético. Escolha e decisão firmemente implemetada.

Bom, por hoje é só porque "quem fala demais é porque não tem nada a dizer." (Renato Russo)


Ps. obrigada aos que sabem ouvir e trocar. E aos que não sabem: sempre há tempo de aprender.


Vivendo e Aprendendo
Elenco: Sarah Jessica Parker, Dennis Quaid, Thomas Haden Church, Ellen Page, Ashton Holmes.
Direção: Noam Murro
Gênero: Comédia
Duração: --- min.
Distribuidora: Warner Filmes
Estreia: Direto em DVD - Novembro 2008
Sinopse: O filme retrata a relação do professor de inglês viúvo Lawrence Wetherhold (Dennis Quaid) com seus filhos: James (Ashton Holmes) e Vanessa (Ellen Page) Wetherhold. Lawrence, inconformado com a morte de sua esposa, se torna uma pessoa depressiva e amarga, mas encontra em Janet (Sarah Jessica Parker) a possibilidade de um novo amor….

2 comentários:

  1. Bela reflexão...
    Parabéns, pela sensibilidade e lucidez de sempre, Déia!

    ResponderExcluir
  2. vaidade das vaidades. abaixo do sol, tudo é vaidade

    já dizia o sábio

    ResponderExcluir